Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Sociedade Portuguesa do Século XIX e a Sociedade Atual

Face ao desafio compara "A Sociedade Portuguesa do Século XIX e a Sociedade Atual" aqui ficam os testemunhos de alguns alunos do nono ano:

A crise do século XIX é muito semelhante à crise que Portugal enfrenta agora no século XXI. Portugal leva um grande atraso em relação aos outros países. A taxa de desemprego é cada vez maior, o que leva à emigração dos portugueses para o estrangeiro, os seus destinos são o Brasil e a Inglaterra.
O comércio de Portugal não está desenvolvido assim como a agricultura, o que leva a uma balança  comercial desequilibrada, com mais importações que exportações e a dívida externa aumenta. Portugal necessita de pedir empréstimos ao estrangeiro.
Tanto agora como no século XIX a dependência de Portugal em relação ao estrangeiro é grande. O governo necessita de aumentar os impostos, diminuir os salários e cortar nas despesas.
Portugal hoje está semelhante a Portugal de século XIX, a modernização e o desenvolvimento estão numa fase de estagnação.    

Mariana Mendes - 9ºB, nº21

No século XIX a agricultura estava muito atrasada porque se utilizavam técnicas rudimentares, hoje já se utilizam máquinas para colher os frutos e regar os campos.
Quanto ao desenvolvimento e modernização, naquela época o país estava a começar a sua modernização, enquanto hoje o nosso país já é modernizado.
Estamos dependentes do estrangeiro, há empréstimos e há dívida externa tal e qual como antigamente, só que atualmente existe uma dívida externa grave.
Por fim o desemprego e os salários, antigamente os salários eram baixos mas havia poucos desempregados, mas atualmente os salários são um pouco mais altos mas há muito mais desempregados.
    
Miriam Soares, nº23 - 9º ano, turma B

 No século XIX tentou-se modernizar o país, tentando fazer mudanças nos meios de transportes e meios de comunicação - Regeneração. Para isto o país teve de investir e teve de recorrer ao financiamento externo, tendo ficado endividado, ficando assim ainda mais dependente dos países industrializados, ou seja tentou com que ficássemos um país industrializado mas apenas nos tornou ainda mais dependentes. Comparativamente com a sociedade atual não há grandes diferenças, pois tivemos de recorrer ao financiamento externo, ficamos assim endividados e Portugal tornou-se um país ainda mais dependente dos outros .
                                                                                         
    Jessica Pardal, nº16 - 9ºB




Sem comentários:

Enviar um comentário