Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de junho de 2015

O dia a dia de Rommel

   Saudações, sou Rommel, um senador bastante importante de Roma, na época em que Augusto foi proclamado imperador deste grandioso Império.
   Agora, a pedido da aluna Camila Alferes do 7.º A, vou contar-vos o meu dia-a-dia.
   Aqui em Roma, os dias são bastante barulhentos e agitados, mas muito animados.
   Logo de manhãzinha, sou acordado pelos escravos que trabalham exaustivamente perto do meu domus. Após ter saído da cama, entrego-me aos cuidados de Sebastián, o meu tonsor.
    Depois de ter comido uma refeição ligeira e ter prestado culto aos deuses Lares (deus protector do lar), Penates (deus da família) e Manes (deus dos antepassados), saio de casa e dirijo-me ao meu scriptorium para tratar de negócios.
   As pessoas que já entraram nele dizem que tem umas paredes e chão decorado com mosaicos pintados com o máximo cuidado e que as plantas verdejantes e as mobílias caras, tornam o meu scriptorium desejado por todos.
   Sigo para o templo de Júpiter Capitolino, onde faço uma oferenda ao deus Marte e vou ao edifício do Senado, onde vai decorrer uma reunião importantíssima dirigida pelo imperador Constantino.
   Um pouco antes da oitava hora (13 horas), apresso-me a chegar ao Teatro de Marcelo para ver a comédia Asinaria de Plauto.
   De seguida, vou para as termas de Agripa (Thermae Agrippae) onde descanso, a tomar um banho, a ler um livro na biblioteca ou a dar um passeio nos jardins que lá se encontram.
  O meu dia acaba com um banquete, onde estão os meus amigos,  a minha mulher Clara e os meus filhos Marcus e Julieta e lá fora ouvem-se os latidos do Gladiador, o nosso cão de caça.

Camila Alferes, 7.º A





Sem comentários:

Enviar um comentário